Início » Artigos » Diarreia – Tudo que você precisa saber

Diarreia – Tudo que você precisa saber

A diarreia consiste na alteração da consistência das fezes (mais amolecidas) ou aumento da frequência de evacuações – pelo menos três episódios em 24 horas. Ela pode ocorrer isoladamente ou estar associada a outros sintomas, como náuseas, vômitos, dor abdominal ou perda de peso.

​A diarreia pode ser de aparecimento repentino e durar menos de 4 semanas (aguda ou ser persistente) ou durar mais de um mês (crônica).

Felizmente, a diarreia geralmente é de curta duração, não durando mais do que alguns dias.

Mas quando a diarreia dura mais de alguns dias ou semanas, geralmente indica que há outro problema – como síndrome do intestino irritável (SII) ou um distúrbio mais grave, incluindo infecção persistente, doença celíaca ou doença inflamatória intestinal (DII) e deve ser avaliada pelo médico.

A diarreia de qualquer duração pode causar desidratação, pela perda excessiva de água, minerais e eletrólitos.

Sintomas

O principal sintoma é a presença de fezes líquidas ou mais de três evacuações por dia. Em alguns casos podem apresentar vômitos associados.

Podem aparecer sangue ou muco nas fezes em algumas infecções ou quando há inflamação importante.

Outros sintomas que podem acompanhar a diarreia incluem:

• Cólicas ou dores abdominais;
  • Febre;
  • Dores no corpo;
  • Cefaleias;
  • Necessidade urgente de evacuar.

A diarreia e vômitos podem causar desidratação, que consiste numa complicação que pode tornar-se grave se se não for tratada. A desidratação é particularmente perigosa em crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

Os sintomas de desidratação podem incluir:

• Sede excessiva
  • Boca ou língua seca
  • Diminuição da quantidade de urina
  • Urina de cor escura
  • Fraqueza, tontura ou ou sensação de desmaio
  • Fadiga
  • Dor de cabeça;
  • Cãibras musculares;
  • Olhos fundos;
  • Irritabilidade.

Quando consultar um médico gastroenterologista

Em algumas situações você deverá consultar o médico gastroenterologista brevemente. Se você for um adulto, consulte seu gastroenterologista se:

• Sua diarreia persiste além de dois dias sem melhora;
  • Você ficar desidratado;
  • Você tem dor abdominal ou retal;
  • Você tem fezes com sangue ou são pretas;
  • Você tem febre.

Em crianças, especialmente crianças pequenas, a diarreia pode levar rapidamente à desidratação. Ligue para o seu pediatra se a diarreia do seu filho não melhorar dentro de 24 horas ou se o seu filho:

• Fica desidratado;
  • Tem febre acima de 39º C;
  • Tem fezes sangrentas ou escuras.

Várias doenças e condições podem causar diarreia, incluindo:

• Vírus. Os vírus que podem causar diarreia incluem o vírus norovírus, adenovírus entéricos, astrovírus, citomegalovírus e hepatite viral. O rotavírus é uma causa comum de diarreia aguda na infância. O vírus que causa a doença de coronavírus 2019 (COVID-19) também foi associado a sintomas gastrointestinais, incluindo náuseas, vômitos e diarreia.
  • Bactérias e parasitas. A exposição a bactérias patogênicas, como E. coli ou parasitas através de alimentos ou água contaminados, leva à diarreia. Ao viajar em países em desenvolvimento, como o Brasil, a diarreia causada por bactérias e parasitas é frequentemente chamada de diarreia do viajante. Clostridioides difficile é outro tipo de bactéria que causa diarreia e pode ocorrer após um curso de antibióticos ou durante uma hospitalização.
  • Medicamentos. Muitos medicamentos, como antibióticos, podem causar diarreia. Os antibióticos aliviam as infecções matando as bactérias ruins, mas também matam as bactérias boas. Isso perturba o equilíbrio natural das bactérias em seus intestinos, levando a diarreia ou uma infecção sobreposta, como Clostridioides difficile. Outros medicamentos que também causam diarreia são quimioterapia e antiácidos com magnésio.
  • Intolerância a lactose. A lactose é um açúcar encontrado no leite e outros produtos lácteos. As pessoas que têm dificuldade em digerir a lactose têm diarreia depois de comer laticínios. A intolerância à lactose pode aumentar com a idade porque os níveis da enzima que ajuda a digerir a lactose diminuem à medida que você envelhece.
  • Frutose. A frutose é um açúcar encontrado naturalmente em frutas e mel. Às vezes é adicionado como adoçante a certas bebidas. A frutose pode levar à diarreia em pessoas que têm dificuldade em digeri-la.
  • Adoçantes artificiais. Sorbitol, eritritol e manitol – adoçantes artificiais são açúcares não absorvíveis encontrados em gomas de mascar e outros produtos sem açúcar – podem causar diarreia em algumas pessoas saudáveis.
  • Cirurgia. As cirurgias de remoção parcial do intestino ou da vesícula biliar podem às vezes causar diarreia.
  • Outros distúrbios digestivos. A diarreia crônica tem várias outras causas, como SII , doença de Crohn, colite ulcerativa, doença celíaca, colite microscópica e supercrescimento bacteriano do intestino delgado (SIBO).

Prevenção da diarreia infecciosa

Lave as mãos para evitar a propagação de diarreia infecciosa. Para garantir uma lavagem adequada das mãos:

• Lave com frequência. Lave as mãos antes e depois de preparar os alimentos. Lave as mãos após manusear carne crua, usar o banheiro, trocar fraldas, espirrar, tossir e assoar o nariz.
  • Faça espuma com sabão por pelo menos 20 segundos. Depois de colocar sabão nas mãos, esfregue as mãos por pelo menos 20 segundos.
  • Use Álcool Gel para as mãos quando a lavagem não for possível. Use álcool quando não puder chegar a uma pia. Aplique-o nas mãos, certificando-se de cobrir as frentes e as costas de ambas as mãos. Use um produto que contenha pelo menos 60% de álcool.

Vacinação

Você pode ajudar a proteger seu bebê do rotavírus, a causa mais comum de diarreia viral em crianças. Confira o cartão vacinal da sua criança e atualize se necessário.

Prevenir a diarreia do viajante

A diarreia geralmente afeta pessoas que viajam para locais onde há saneamento inadequado e alimentos contaminados. Para reduzir seu risco:

• Observe o que você come. Coma alimentos quentes e bem cozidos. Evite frutas e vegetais crus, a menos que você mesmo possa descascá-los. Evite também carnes cruas ou mal cozidas e laticínios.
  • Observe o que você bebe. Beba água engarrafada, refrigerante, cerveja ou vinho servido em seu recipiente original. Evite água da torneira e cubos de gelo.
    Bebidas feitas com água fervida, como café e chá, provavelmente são seguras. Lembre-se de que o álcool e a cafeína podem agravar a diarreia e piorar a desidratação.

​Quais são os exames para diarreia?

A maioria das pessoas com diarreia infecciosa aguda não precisa de atendimento médico, já que os sintomas costumam ser passageiros e melhoram sem tratamento médico.

Entretanto, algumas pessoas podem ter sintomas persistentes que prejudicam a qualidade de vida, ou apresentar sintomas de desidratação, ou sangue nas fezes necessitando de investigação médica.

Neste caso, será solicitado alguns exames de sangue e fezes, conforme avaliação médica. Em alguns casos podem ser necessários inclusive exames como teste respiratório de hidrogênio, colonoscopia e endoscopia.

Tratamento

A maioria dos casos de diarreia aguda desaparece por conta própria dentro de alguns dias sem tratamento, assim que o sistema imunitário eliminar a infeção.

Em alguns casos, pode ser necessário internação hospitalar se os sintomas forem graves ou se ocorrerem complicações.

Se você tentou remédios caseiros para diarreia sem sucesso, seu médico pode recomendar medicamentos ou outros tratamentos.

As recomendações para o tratamento incluem:

REPOSIÇÃO DE LÍQUIDOS:
  • Beber muitos líquidos: cerca de 200mL de água após cada ida ao banheiro com diarreia, além da quantidade normal diária de água;
  • O líquido mais recomendado para ingestão é água, uma vez que líquidos com muito açúcar podem agravar o quadro;
  •  Evite refrigerantes, cafeína e álcool.
  • A solução de reidratação oral pode ser usada para evitar a desidratação ou substituir os líquidos perdidos, principalmente em crianças, idosos, e pessoas com condições médicas subjacentes;
ALIMENTAÇÃO
  • Manter uma alimentação habitual, conforme o apetite permitir;
  • Deve-se evitar alimentos com gordura, muitos temperos ou refeições pesadas;
  • Evitar leite e derivados em excesso;
MEDICAÇÕES
  • Evite usar antidiarreicos sem avaliação médica – certas condições médicas e infecções – bacterianas e parasitárias – podem ser agravadas por esses medicamentos porque impedem que seu corpo se livre do que está causando a diarreia.
  • Antibióticos ou medicamentos antiparasitários podem ajudar a tratar a diarreia causada por bactérias ou parasitas. Se um vírus está causando sua diarreia, os antibióticos não ajudarão.
  • Se a diarreia foi provocada por algum antibiótico ou por outro medicamento, o médico poderá trocar a medicação.
  • Probióticos: São microrganismos que podem ajudar a restaurar um equilíbrio  no trato intestinal. Entretanto, ainda não está claro se eles podem ajudar a diminuir o tempo de diarreia. Mais pesquisas são necessárias para entender melhor quais cepas de bactérias são mais úteis ou quais doses são necessárias.
TRATAR CONDIÇÕES SUBJACENTES
  • Se a diarreia for causada por uma condição mais grave, como doença inflamatória intestinal, o seu gastroenterologista trabalhará para controlar essa condição.