Início » Artigos » Gastrite tem cura?

Gastrite tem cura?

Gastrite é um termo genérico para um grupo de condições com uma coisa em comum: inflamação do revestimento do estômago. A inflamação da gastrite é mais frequentemente o resultado da infecção pela a mesma bactéria que causa a maioria das úlceras estomacais (H. pylori) ou pelo uso frequente de anti-inflamatórios. O consumo excessivo de álcool também pode contribuir para a gastrite.

A gastrite pode ocorrer subitamente (gastrite aguda) ou aparecer lentamente ao longo do tempo (gastrite crônica). Em alguns casos, a gastrite pode levar a úlceras e um risco aumentado de câncer de estômago. Para a maioria das pessoas, no entanto, a gastrite não é grave e melhora rapidamente com o tratamento.

Quais são os sintomas?

A maioria dos pacientes é assintomática. Quando apresentam sintomas, os pacientes costumam apresentar uma dor na região superior do abdômen, principalmente em períodos que você fica sem se alimentar.

Os principais sintomas da gastrite incluem:

• Dor ou dor em queimação (indigestão) na parte superior do abdômen que pode piorar ou melhorar com a alimentação
  • Náusea
  • Vômito
  • Diminuição do apetite
  • Uma sensação de plenitude na parte superior do abdômen depois de comer

A consulta com o Gastroenterologista é de extrema importância para que seja dado início ao tratamento assim que algum sintoma surja, impedindo a formação de úlceras gástricas ou ainda maiores complicações para a saúde do paciente.

Quando consultar um gastroenterologista

Quase todo mundo já teve um episódio de dor, indigestão ou irritação estomacal. A maioria dos casos de indigestão é de curta duração.

Consulte o seu médico gastroenterologista se tiver sinais e sintomas de gastrite por uma semana ou mais; se sentir dor intensa ou se tiver vômitos persistentes.

Causas

A gastrite é uma inflamação do revestimento do estômago. Lesões na barreira de revestimento de muco que protege a parede do estômago permitem que os sucos digestivos danifiquem e inflamem o revestimento do estômago. Várias doenças e condições podem aumentar o risco de gastrite, incluindo condições inflamatórias, como a doença de Crohn.

Quais são os tipos de gastrite?

Existem diversos tipos de gastrite que ocorrem por diferentes causas que causam inflamação no estômago.

Esses problemas podem ser crônicos, de desenvolvimento lento e duradouro, ou agudas, de desenvolvimento súbito e de curta duração.

Algumas formas são erosivas, o que significa que desgastam o revestimento estomacal e causam quebras superficiais, chamadas erosões, e úlceras. Outras formas são não erosivas.

Os tipos comuns de gastrite são:

• Gastrite por H. pylori
  • Gastrite autoimune
  • Gastropatia reativa (por medicamentos, por exemplo)
  • Gastrite Nervosa (Dispepsia Funcional)

O que é Gastrite Crônica?

Gastrite Crônica é uma inflamação da mucosa gástrica que dura mais de três meses, apresentando uma evolução lenta.

Essa inflamação pode ocorrer em homens e mulheres e em qualquer idade.

As principais causas são:

• Infecção pelo H. pylori
  • Uso de medicamentos
  • Estresse

Ainda existem outros fatores que desencadeiam o surgimento da doença: a presença de doenças autoimunes, doenças inflamatórias, vírus (como o HIV), ingestão de álcool em excesso, radiação, etc. Caso haja exposição frequente a estas causas há risco de desenvolver uma gastrite crônica.

O que é Gastrite Nervosa?

A ansiedade ou outros fatores emocionais podem causar todos os sintomas de gastrite, porém sem inflamação importante no estômago.

Quando isto ocorre temos o que é conhecido popularmente como Gastrite Nervosa. Cientificamente chamado de Dispepsia Funcional.

Você deve suspeitar que está com Dispepsia Funcional em dois casos principais:

1. Quando faz o tratamento para o estômago  e os sintomas não melhoram.
  2. Quando você está sentindo muito incômodo e a endoscopia é normal ou com poucas alterações (chamada de gastrite enantematosa – por exemplo).

É importante saber que existem tratamentos específicos para a Dispepsia Funcional que são, algumas vezes, diferentes do tratamento de outros problemas gástricos.

O que é Gastrite Atrófica?

A Gastrite Atrófica é uma doença autoimune. Ela se desenvolve quando seu corpo produz anticorpos que atacam as células saudáveis do estômago por engano.

Anticorpos são proteínas que ajudam seu corpo a reconhecer e combater infecções. Eles normalmente atacam substâncias nocivas, como bactérias e vírus. Nos indivíduos com gastrite atrófica, os anticorpos visam erroneamente as células estomacais responsáveis pela produção de suco gástrico que auxiliam na digestão.

Os anticorpos também podem atacar uma substância conhecida como fator intrínseco. O fator intrínseco é uma proteína liberada pelas células do estômago que ajuda a absorver a vitamina B12. A falta de fator intrínseco pode causar uma doença chamada anemia perniciosa. Nesta doença, a deficiência de B12 dificulta a produção de glóbulos vermelhos saudáveis o suficiente.

Fatores que aumentam o risco de gastrite incluem:

• Infecção bacteriana. Embora a infecção por Helicobacter pylori esteja entre as infecções humanas mais comuns em todo o mundo, apenas algumas pessoas com a infecção desenvolvem gastrite ou outros distúrbios gastrointestinais superiores. Acredita-se que fatores genéticos e o estilo de vida (tabagismo e dieta) podem estar associados ao desenvolvimento de gastrite.
  • Uso regular de anti-inflamatórios. Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) – como ibuprofeno, diclofenaco e naproxeno sódico – podem causar gastrite aguda e gastrite crônica. Usar essas medicações regularmente ou tomar muito desses medicamentos pode reduzir uma substância-chave que ajuda a preservar o revestimento protetor do estômago.
  • Idade. Os idosos têm um risco aumentado de gastrite porque o revestimento do estômago tende a afinar com a idade e porque são mais propensos a ter infecção por H. pylori ou distúrbios autoimunes do que os mais jovens.
  • Uso excessivo de álcool. O álcool pode irritar e corroer o revestimento do estômago, o que torna o estômago mais vulnerável aos sucos digestivos. O uso excessivo de álcool tem maior probabilidade de causar gastrite aguda.
  • Estresse. Estresse severo devido a cirurgias de grande porte, lesões, queimaduras ou infecções graves podem causar gastrite aguda.
  • Tratamento do câncer. Drogas de quimioterapia ou tratamento de radiação podem aumentar o risco de gastrite.
  • Autoimunidade – Seu próprio corpo atacando células em seu estômago. Chamado de gastrite autoimune, esse tipo de gastrite ocorre quando seu corpo ataca as células que compõem o revestimento do estômago. Essa reação pode desgastar a barreira protetora do estômago.
    A gastrite autoimune é mais comum em pessoas com outras doenças autoimunes, incluindo hipotireoidismo por doença de Hashimoto e diabetes tipo 1. A gastrite autoimune também pode estar associada à deficiência de vitamina B-12.
  • Outras doenças e condições . A gastrite pode estar associada a outras condições médicas, incluindo HIV/AIDS, doença de Crohn, doença celíaca, sarcoidose e infecções parasitárias.

Complicações

Se não for tratada, a gastrite pode levar a úlceras estomacais e sangramento estomacal. Raramente, algumas formas de gastrite crônica podem aumentar o risco de câncer de estômago, especialmente se você tiver afinamento extenso do revestimento do estômago e alterações nas células do revestimento.

Você pode estar se perguntando: Como saber se a pessoa tem gastrite?

Para fazer o diagnóstico, o seu médico irá rever o seu histórico pessoal, familiar e realizar uma avaliação física completa. Nem sempre é necessário realizar outros tipos de exames. Em alguns casos, o médico pode recomendar um dos seguintes exames:

Endoscopia Digestiva Alta: Um endoscópio é um tubo fino contendo uma pequena câmera que é inserido através de sua boca até o seu estômago para olhar o revestimento do estômago. O médico irá verificar a existência de inflamação e poderá realizar uma biópsia, um procedimento no qual uma pequena amostra de tecido é removida e, em seguida, enviada para um laboratório para análise. Nem sempre é necessária a realização da endoscopia.

Testes para H. pylori: Em alguns casos pode ser recomendado testes para determinar a presença da bactéria H. pylori. O tipo de teste a ser realizado depende da sua situação. Uma das possibilidades, é o Teste Respiratório para H. pylori.

Gastrite tem cura?

Gastrite tem cura! Basta eliminar a causa desse problema.

Não adianta simplesmente tomar medicamentos como Omeprazol ou Pantoprazol, se você não eliminar o que está causando a inflamação no estômago.

O seu médico é capaz de investigar e descobrir a possível causa da sua doença no estômago. A partir daí pode-se fazer o tratamento correto.

Qual o tratamento para gastrite?

Como acabar com a Gastrite? 5 maneiras de acabar com a Gastrite:

1. A cura está intimamente relacionada à investigação e ao tratamento de suas causas.
  2. A lesão provocada por medicamentos anti-inflamatórios (Ibuprofeno, Naproxeno, Diclofenaco) ou álcool pode diminuir ao interromper o uso dessas substâncias.
  3. A infecção pelo H. pylori é tratada com antibióticos por 14 dias.
  4. Para a Gastrite Nervosa existem medicamentos específicos, chamados Neuromoduladores que conseguem aliviar todos os sintomas.
  5. Na maioria dos casos, você pode tomar medicamentos que diminuem a produção de ácido do estômago para reduzir os sintomas.

O que é bom tomar quando a gastrite ataca?

Os antiácidos são medicamentos que neutralizam o ácido do estômago para aliviar a indigestão e a azia.

Eles vêm como um líquido ou comprimidos mastigáveis e podem ser comprados em farmácias sem receita médica.

Quando são usados, os antiácidos podem ajudar se você tiver: indigestão, azia ou refluxo ácido. Mas não tratam a causa subjacente e o uso a longo prazo não é recomendado.

Fale com um Gastroenterologista se você achar que precisa tomar antiácidos regularmente.

Muitos tipos diferentes de antiácidos estão disponíveis. Dentre eles: Hidróxido de alumínio, Carbonato de magnésio, Trisilicato de magnésio, Hidróxido de magnésio, Carbonato de cálcio, Bicarbonato de sódio.

Alguns antiácidos também contêm outros medicamentos, como um Alginato (que reveste seu esôfago com uma camada protetora) e Simeticona (que reduz a flatulência).

Dieta para quem tem Gastrite

Mudanças na sua dieta também podem ajudar a melhorar os seus sintomas. O que não pode comer quando está com gastrite? e O que pode piorar a gastrite?

• Temperos e molhos condimentados (pimenta, mostarda, catchup, curry, alho e cebola crus).
  • Ingerir líquidos junto às refeições principais (almoço e jantar)
  • Bebidas alcoólicas por serem irritantes da mucosa gástrica;
  • Café e outras bebidas que contenham cafeína (por exemplo, chás e coca-cola)
  • Alimentos gordurosos
  • Alimentos fritos

Além disso, evite jejum prolongado. É recomendada a alimentação fracionada em 5 a 6 refeições. Mastigue bem os alimentos, coma sem pressa e evite alimentos muito quentes.

Uma confusão muito frequente é entre gastrite e intolerância à lactose por que ambos podem apresentar dor abdominal. Portanto, se a pessoa não tem intolerância não há necessidade de evitar leite e derivados. Ou seja, quem tem gastrite pode tomar leite.